Canções – Especial Johnny Cash

*Abre a porta, espia. Entra limpando a poeira e as teias de aranha*

Olá pessoal, what´s up?

Bom, hoje eu estava prestando atenção em uma playlist que já ouço há um certo tempo e finalmente me dei conta do conteúdo significativo da canção Hurt, de Johnny Cash ou o “Homem de Preto” como era conhecido (coincidências até aqui…), para o tema em questão.

A canção inteira tem um toque bastante melodioso e sofrido, sendo praticamente parte de uma autobiografia. Pelas minhas pesquisas, foi uma reinterpretação da música originalmente gravada por Nine Inches Nails. Na versão de Cash, temos uma música com tom e voz pesados, embora limpos, passando com louvor toda uma carga de sofrimento. Enfim, é daquele tipo de música capaz de criar uma sensação de calafrio crescente.

Deixando as explicações sobre a história da música de lado e indo ao ponto deste blog, eu não pude deixar de notar a relação que podemos fazer com a vida de Severus.  Trechos como:

I hurt myself today / To see if I still feel / I focus on the pain / The only thing that’s real

(Hoje feri a mim mesmo / Para ver se ainda sinto / Eu foco na dor / A única coisa que é real)

Não nos remete a como Snape talvez nunca tenha sido capaz de perdoar a si mesmo, lembrando e relembrando dos erros que cometeu no passado? Para mim isto fica claro com todas as tentativas de redenção que ele tomou desde então).

E o que dizer do trecho abaixo:

“What have I become? / My sweetest friend / Everyone I know goes away / In the end”

(O que eu me tornei? / Minha mais doce amiga / Todos que eu conheço vão embora / No fim)

Achei interessantíssimo o “my sweetest friend”. Neste caso, de quem mais se trataria, senão daquela por quem ele sofreu até o fim? E com o último trecho também podemos explorar o que houve na vida fatídica do Mestre de Poções, pois todos aqueles que ele poderia ter chamado de “amigo” se foram, deixando-o sozinho com seus fardos.

Agora, creio que seja o momento de deixá-los a sós com a letra da canção, para que teçam as suas próprias conjecturas a respeito. Para ouví-la enquanto lê, clique aqui.

Então, o que acham, há cabimento?

Hurt – Johnny Cash

Image

I hurt myself today,
To see if I still feel,
I focus on the pain,
The only thing that’s real,

The needle tears a hole,
The old familiar sting,
Try to kill it all away,
But I remember everything,

[Chorus]
What have I become,
My sweetest friend,
Everyone I know,
Goes away in the end,

And you could have it all,
My empire of dirt,
I will let you down,
I will make you hurt,

I wear this crown of thorns,
Upon my liars chair,
Full of broken thoughts,
I cannot repair,

Beneath the stains of time,
The feelings disappear,
You are someone else,
I am still right here,

[Chorus]

And you could have it all,
My empire of dirt,
I will let you down,
I will make you hurt,

If I could start again,
A million miles away,
I will keep myself,
I would find a way.

–~oOo~–

Dor – Johnny Cash

.

Hoje machuquei a mim mesmo
Para ver se ainda sinto
Eu me concentro na dor
A única coisa que é real
.
A agulha abre um buraco
A velha picada familiar
Tento apagar tudo
Mas me lembro de todas as coisas
.
O que eu me tornei, minha mais doce amiga?
Todos que eu conheço vão embora
No final
.
E você poderia ter tudo isso
Meu império de poeira
Eu vou te desapontar
Eu farei você sofrer
.
Eu uso essa coroa de espinhos
Sobre meu trono de mentiras
Cheio de ideias partidas
Que eu não posso consertar
.
Sob as manchas do tempo
Os sentimentos desaparecem
Voce é outra pessoa
Eu ainda estou aqui
.
O que eu me tornei, minha mais doce amiga?
Todos que eu conheço vão embora
No final
.
E você poderia ter tudo isso
Meu império de poeira
Eu vou te desapontar
Eu farei você sofrer
.
Se eu pudesse começar de novo
A milhões de milhas distante
Eu me salvaria
Eu encontraria um jeito
Fontes: http://musicas-andarilho.blogspot.com.br/2009/04/johnny-cash-hurt.html
                http://letras.mus.br/johnny-cash/75804/traducao.html
                http://pt.wikipedia.org/wiki/Johnny_Cash
7 Respostas to “Canções – Especial Johnny Cash”

  1. Ô Naara, era pra fazer o Sev sorrir!! =P
    Ok, mas procurem o Trent Reznor cantando essa música no piano, é inspirador rss

  2. Johnny Cash é um dos poucos músicos country que ouço com prazer por causa da voz grossa e profunda. Essa voz… vocês sabem. Então, conheço Man In Black há tempos e sempre achei parecido com Sev.
    Mas era para fazer sev sorrir! Cigano Sev Red Madaleno: Quero vê-lo sorrir/ Quero vê-lo cantar / Quero ver o seu corpo (ui) / Girar sem parar

  3. Muito linda e triste essa música. Não ouço muito Johnny Cash, aliás, vou confessar algo: adoro seus posts “Canções”, porque geralmente são músicas/intérpretes que não ouço há bastante tempo.
    Por favor, esteja sempre aqui, a colocar algo e nos fazer pensar no Mestre até quando temos um fone de ouvido.
    Ah… a tarefa de fazer o Sev sorrir é muito árdua. Estamos trabalhando nisso.

    • Que bom que gostou, Selen, obrigada pelo seu comentário 🙂

      Eu costumo anotar sugestões de leitores para os próximos posts, e eles ainda renderão. Caso você lembre de alguma canção que te remeta ao Mestre, não hesite em nos contar qual é!

  4. Stephani Loverdi Says:

    A musica a thousand years parece muito com o amor dele pela Lily

Deixe um comentário

